sábado, 20 de março de 2010

Cape Epic - Conhecendo Cape Town


Coisas muito boas, coisas desafiantes, fotografias que não foram tiradas, falta de comunicação, Bikes, cartão de credito e computador…

Caros amigos, primeiramente desculpem-me pelas palavras sem acento ou escritas erroneamente, mas o teclado dos computadores por aqui não são como os nossos. Contudo, assim que eu voltar atualizo os textos que terão que ficar assim por enquanto, meio errados.

Então vamos lá, a primeira impressão já foi de estar tudo errado por aqui, os carros andam na contra mão e a direção fica do lado do passageiro. Nossa primeira parada foi no hotel “president hotel”, um belo hotel que nos reservou surpresas inesperadas.

Nossa primeira obrigação: Ajeitar as bicicletas que devido outros compromissos mais importantes e até cruciais, ficaram para serem resolvidas aqui. Na loja nossa primeira surpresa foi conhecer o mecânico de Lance Armstrong e sua bike de apenas 6.8kg. Na verdade ainda não temos certeza, e ninguém tem, mas parece que Lance estará aqui para divulgar sua instituição de luta contra o câncer. Mas vamos lá, de volta as bikes o Alfredo se apresentou um genuíno brasileiro. Como? Vou dizer como! Dizem que por aqui não existe esse negócio de desconto, mas é que não encontraram a pessoa certa. Meu amigo chegou para o vendedor e disse logo que era amigo do dono (esse depois passou por nós e parece que não nos viu, ou não nos conheceu), bem, então disse ao vendedor que conhecia outra loja aqui em Cape Town com super preços e já foi mostrando-lhe sua lista com os preços. Resultado: o vendedor quase caiu para traz. Mas depois de umas 2h de conversa ele obteve 20% de desconto em tudo. O vendedor só teve que fazer tudo reservado para que os outros clientes não pudessem ver.

Contudo, apesar de sua atitude de resolver o problema dos preços, eu tive que resolver o concerto de minha bike mesmo sem saber falar Inglês. O fato é que meu amigo estava parecendo um mágico, e dizia que minha bike estaria pronta mesmo sem ninguém tocar nela. Depois fiquei pensando se ele não teria realmente poderes sobrenaturais. O resultado é que ficou tudo pronto no dia seguinte às 14h.

Problema das bikes resolvido, agora mais um para não perder o costume: vai ai uma grande dica meus amigos, jamais deixe para comprar maquinas fotográficas nos locais onde iram viajar porque até la já terão perdido muitas imagens que jamais voltaram. Contudo, na quinta-feira apos já ter perdido um bom numero de imagens que agora só são lembranças surpreendi-me com o empenho de meus amigos Jose Filho, Lourenço, Paulo Brandão e Eugenio Vilar – este ultimo mais interessado e competente nas informações que tinha – por um instante estava cercado de assessores querendo me ajudar. Entretanto, a ajuda foi interrompida por outro que disfarçado de amigo nos chamou para comer um maçarão que como um grande castigo custava R$70,00 para cada um, e o castigo só foi ainda maior porque quando voltei para comprar a maquina que meus companheiros me ajudaram a escolher, estava fechada. Ha! O macarrão estava delicioso.

Agora vamos para o próximo: seu cartão de credito aqui não estava prestando para comprar nem um bom-bom. E pior, era com ele que iria realizar todos os pagamentos até a volta. E agora? Após umas 50 tentativas de telefonemas e muita preocupação, o problema ficou resolvido na sexta-feira feriado no Brasil. Neste mesmo dia, antes mesmo de resolver o problema anterior, aparece outro que vamos falar mais embaixo só após contar algumas coisas boas.

Então vamos falar de Cape Town, Cape Town é maravilhosa com muitas peculiaridades suas e outras adquiridas pelas suas circunstancias. Certamente vou querer voltar aqui. Estamos num hotel que fica quase a Beira Mar de uma avenida como a Praia de Iracema em Fortaleza. Compras! Então, dizem meus amigos e a população comenta que tudo ficou mais caro este ano devido a Copa do Mundo da FIFA, realmente os preços estão parecidos com os do Brasil. Mas como qualquer lugar longe de casa que se vá, aqui tem coisas que não encontramos la, e uma população verdadeiramente montada “na grana”. Só hoje vi 2 Ferrari, 1 lamborgni e 2 poche, não sei nem se realmente se escreve assim, mas ate parece que a fabrica da BMW é aqui, pois parece um carro popular, comparando-se com a quantidade de gol ou palio que temos no Brasil. O lugar é um sonho, e o Alfredo já ta fazendo até contas para ver se vende seu apartamento e compra um aqui. Deve ser brincadeira, mas certamente não seria ruim.

18 de marco – Robin Island

É isso mesmo, conhecemos a ilha onde passou parte de sua vida e a maior parte do tempo que ficou preço, o Líder Sul Africano Nelson Mandela. Para quem quer saber como é na ilha, o filme “Nelson Mandela” não deixa a desejar e como eu assisti antes de vim para ca, pareceu que eu já conhecia a ilha. A ilha é fantástica, e virou um grande museu a céu aberto, onde andamos de bike e contornamos seus 7 km de Estrada, juntamente com o guia que contou parte da historia desta pessoa fantástica que foi Mandela. Certamente que Mandela tem seus inúmeros defeitos, e que para vencer declarou e defendeu a luta a armada liderando mesmo a morte de muitas pessoas. Isso para conseguir a atenção de que precisava para sua Vitoria. Não sei se justifica, mas foi o que fez conseguir seu sucesso. Fora isso, realmente me surpreende saber que uma pessoa que viveu presa sem qualquer comunicação conseguiu atingir tão alto nível de influencia política. Parece que simplesmente a sua presença e em saber que estava vivo, as pessoas se motivavam a lutar pela causa. Claro que motivadas também por suas próprias vitorias e suas liberdades. Enfim, pegamos o barco para a ilha pela manhã e retornamos após todo esse tur à tarde.

Retornamos da ilha e enfim mais uma Vitória, já podia tirar minhas próprias fotografias. Não por falta de dinheiro, não desta vez, mas pela quantidade de compromissos com a organização da prova e todos os outros inesperados compromissos que arrumamos aqui logo que desembarcamos, me impossibilitaram de ter a maquina fotográfica.

Ainda na quinta-feira, um desastre emocional para mim: ao retornar no quarto de hotel à noite e após o passeio na Ilha, e a minha tão feliz compra, vejo que meu computador sumiu. E junto com ele muitos trabalhos que sem back up não terei como recuperar. Bem, apesar de toda a assistência de que os gerentes do hotel me deram, achei que após 2 dias não terem resolvido tinha que pedir auxilio da policia. A verdade não é que fui displicente, pois o hotel dispõe de uma segurança especializada, e que de posse até de um polígrafo e um sistema de segurança, chegamos no sábado e nada foi resolvido. Resultado, a organização do evento, a gerencia do hotel, e a policia estão me dando atenção para resolver este problema. Sem esquecer em hipótese alguma do grande amigo que arranjei aqui, Eugenio Vilar, que foi meu interprete até conseguirmos encaminhar o caso. Alguns até me mandaram esquecer, mas deixo aqui uma mensagem que cerca a minha opinião e consciência:

“Podemos até falhar, mas jamais devemos deixar de fazer tudo que podemos, do contrário a vitória será a pior das incertezas.”

Bem, acho que caso encaminhado, e sabendo o quanto todos por aqui estão empenhados em satisfazer os visitantes e tornar a Copa do Mundo uma grande festa, entidades privadas e governamentais – inclusive a policia – estão empenhadas em tornar tudo um grande sucesso. Por isso estou até aliviado, pois além de ter feito o que eu poderia, eles falaram em me ressarcir dos danos materiais. É claro que o que tinha no computador era mais valioso que o próprio, mas saber que as pessoas estão empenhadas em resolver ou satisfazer, já traz uma grande satisfação.

Durante mais este, resolvemos outros mais compromissos da prova e agora nossas bikes já estão dentro do caminhão para partir e nossas bagagens estão prontas.

Também tivemos a idéia de me cadastrar como jornalista e agora tenho regalias que os outros atletas não tem, e a vantagem de ter um computador com internet para mim durante o tempo que estaremos atravessando a África. Assim, saibam que poderemos nos comunicar e estar atualizando nosso blog.

Sobre a prova estamos muito tranqüilos, não sei se os outros problemas nos fizeram fortes, mas a verdade é que estamos realmente prontos para receber a famosa medalha de Finish quando completarmos os 800 km, e meu amigo Alfredo seu titulo de AMABUBESE. Este eu poderia ficar falando aqui muito, pois na verdade nos tornamos grandes amigos e não poderíamos ter formado uma dupla melhor. Eu não tenho duvidas que chegaremos do outro lado. E meu amigo… Ha meu amigo… seu carisma até causa ciúmes por onde passa, e é cumprimentado por todos, até os que não o conhecem o abraçam… Amanhã certamente traremos mais um capítulo de nossa historia aqui, o “Day one in cape epic 2010”.

Carlos Lopes

5 comentários:

  1. Força meus amigos, isso tudo é só o começo.
    que Deus Ilumine a trilha de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus que conseguiu um novo PC...Só assim eu posso ficar por dentro dessa sua aventura!
    Se fortaleça com todos esses obstáculos e FIQUE COM DEUS E BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  3. Aew, grande Carlos Lopes.
    Parabéns, e que "corra" tudo tranquilo nessa empreitada.
    abraços

    Heldemar Garcia

    ResponderExcluir
  4. "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
    Força e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  5. MUITA FORÇA E QUE JESUS ILUMINE SEUS CAMINHOS.UM FORTE ABRAÇO DE TODOS AMIGO DA TERRAL BIKE SPORT (FORTALEZA-CE)             JYMMY LIMA

    ResponderExcluir