quarta-feira, 24 de março de 2010

CAPE EPIC - quarto dia


Aqui dia nenhum é fácil, pois iniciamos o dia muito bem fisicamente e melhor ainda psicologicamente. Apenas tive grande dificuldade de tomar meu café da manhã.

Então, saímos sem atrasos desta vez e começamos a prova bem forte, e logo no final dos primeiros 10 km a corrente de Alfredo trava entre a catraca e os raios de sua roda traseira. Durante quase 10 minutos ficamos tentando tirá-la de lá, e já estávamos bastante desanimados em conseguir quando finalmente conseguimos. Entretanto, com aquele vexame todo meu amigo acabou por empenar seu passador, e como castigo de seu próprio erro, teve que pedalar por muitos km com suas catracas desreguladas e lhe faltando as 3 maiores catracas de forca, o que lhe causou um grande desgaste físico. Além do mais, logo apos o primeiro conserto, e com ainda motivação para buscar melhores colocações, resolvi colocar um bom ritmo que por um período ficamos a ultrapassar diversos atletas até que Alfredo bate o pneu dianteiro em uma pedra amassando seu aro e ficamos no "prego" novamente. Agora sem "no tubbles" - e sem bomba para enchê-lo de ar novamente. Ficamos na beira da estrada pedindo auxilio até que um gringo resolve nos emprestar sua bomba e apos vários minutos retomamos a prova. Logo em seguida, sua corrente trava novamente e ao parar para consertar percebe que seu freio traseiro esta travando e viramos mecânicos de vez. Mais alguns minutos e então resolvemos apenas terminar a prova, dai então só fotografias e muita brincadeira e diversão com gringos e brasileiros que nos acompanham até o final. No final, meu amigo estava bem cansado fisicamente e psicologicamente. Eu estava muito bem fisicamente, mas arrasado psicologicamente.

A prova de hoje foi vencida novamente pela dupla Chistoph Sauser e Burry Stander que avançam e aproximam-se dos lideres Kevin Evans e Alban Lakata. O dia hoje não foi dos brasileiros que tiveram diversos problemas, dentre eles a dupla que melhor vinha na prova "Hugo Prado Neto e Uirá". Uirá perdeu as forcas durante a prova e também o parceiro que aparentemente sem perceber avançou o suficiente para receber uma bela punição da organização e cair na classificação. Michel Bogli que também vinha muito bem fura pneu por duas vezes e também cai em sua classificação. Um brasileiro com lesão na panturrilha termina a quarta etapa se arrastando e provavelmente amanha não alinhará na largada. No mais a etapa foi difícil para todos.

Durante a prova presenciamos mais um acidente após uma breve descida, este menos grave, o atleta estava de pé sendo atendido e tinha um corte na testa.

Nos acampamentos a cena passa a ser bem engraçada, atletas com braços, pernas, ombros arranhados de muitas quedas, aos montes. O mais comum de se ver é atleta sendo atendido com assadura na "bunda" e o Medical Center esta cheio deles. O povo parece de alguma tribo que anda sem esticar as pernas totalmente, andam todos mais baixos que o normal e de pernas abertas. É muito engraçado. O negão lá do atendimento medico já virou até piada, e a Renata Falzoni esta solicitando voluntário para ser filmado enquanto o cara conserta sua bunda. Até agora ela não conseguiu nenhum voluntário.

Algumas dicas aqui são demasiadamente uteis. Por exemplo: jamais sair sem protetor solar, seria um erro quase fatal. Acredito até que os Sul Africanos fazem os melhores protetores solares, pois recebemos um da organização em nosso kit atleta que é uma maravilha.

Também não saia sem um lenço para cobrir o rosto, pois a poeira me fez descobrir do que são feito os talcos para nenê. Sabem de que? O talco é feito do barro da África que é fino e parece que é mais leve que a gravidade, pois só em pensar a poeira já sobe e ficamos brancos, marrom, etc...

Outra cena mais me impressionou hoje, atravessamos locais secos e quase desérticos, porem a água é abundante, e vemos plantações e mais plantações, até de uva. Canais de água cruzam por toda a África, levando água a quem precisa. O que é difícil de ver no Brasil e seus interiores, pois lá o que vemos são carros pipas durante as eleições levarem água para as comunidades em nome de Fulano ou Cicrano. E quando as obras são liberadas no Brasil, elas no papel são até bonitas, contudo quando postas em prática o que vemos é muita burocracia para minimizar os problemas de desvio de verbas, o que também não acontece, pois o desvio de verbas paga muito salário de político e de empreitor. Acredito que falta a nós boa vontade, e responsabilidade em fazer cada vez melhor. Tudo isso também poderia ser resolvido com um pouco de boa vontade e competência da população em fiscalizar.

Ontem estávamos em CERES e hoje nos deslocamos para WORCESTER, teremos pela frente um contra-relógio de curta duração onde tentarei motivar Alfredo a ganhar algumas posições e botar pressão nos que estão a nossa frente.

No mais tudo bem e hoje meu amigo terá sua reunião de embaixador do CAPE EPIC no Brasil, e para todos até amanha se Deus quiser.

Carlos Lopes

6 comentários:

  1. BOA TARDE A TODOS
    CONTINUEM ACREDITANDO POIS O SENHOR ESTA SEMPRE
    CONOSCO AONDE VCS TIVEREM!!!
    NÃO ESQUEÇAM QUE A BIKE TEM QUE SER CONFERIDA POR VCS ANTES DE LARGAR.
    AH!PARABENS POR MAIS UM DIA COMPLETADO COM DORES E QUEBRAS,E QUE NOSSO AMIGO EMBAIXADOR CONTINUEM CONCENTRADO EM SEUS OBJETIVOS!O LEÃO TA FICANDO
    CADA VEZ MAIS PROXIMO.JYMMY LIMA

    ResponderExcluir
  2. O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do SENHOR vem a vitória.
    Provérbios 21:31

    ResponderExcluir
  3. como diz um amigo meu, "NÃO HÁ DE SER NADA", essas dificuldades servem para nosso crescimento,continuo torcendo por vcs e rezando para que terminem a prova muito bem.

    alegria!

    ResponderExcluir
  4. Se eu estivesse mais perto, levaria HIPOGLOS pra todo mundo aí...pra quem é mãe sabe que assaduras não tem vez pra ela não. rsrsrsrsrs
    Amanhã é mais um dia de luta, FORÇA!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tá assadinho? E agora?

    Força, Camarada!!!!

    ResponderExcluir
  6. O Otimista ver na dificuldade uma oportunidade ao contrário do pessimista que ver na oportunidade uma dificuldade.
    Sabemos que você é um otimista e tem a capacidade de superar qualquer dificuldade interposta em seu caminho, por isso que você está nessa prova tão importante para um atleta de MTB. Tenha a certeza que aqui tem uma multidão de amigos torcendo por vocês.
    Um grande abraço da Família ITAOCA CICLO (De Assis/Janaína) Ce Brasil.

    ResponderExcluir