segunda-feira, 22 de março de 2010

CAPE EPIC - Segundo dia


Esta prova é uma grande professora, porém precisa ser um bom aluno, do contrário, não se aprende nada. No meu caso, tenho um bom facilitador: Alfredo Montenegro. Segundo suas humildes, mas incríveis palavras - "Aqui o buraco é mais embaixo." Realmente é engraçado este termo, porém parece mesmo definir o significado de CAPE EPIC.

Na prova de hoje não cometemos os mesmos erros do primeiro dia, entretanto cometemos o erro de perder a largada e sair com 15 minutos de atraso. Passamos por muitas savanas, varias montanhas e uma quantidade de single trak’s que ultrapassou os 80 km, e já durante estes dois dias já pedalamos mais que um Piocerá. É mesmo muito, ainda mais para alguém que nunca havia pedalado mais que 4 horas ininterruptas ou 110 km ininterruptos. Realmente já fiz 350 km em uma 24 horas de ciclismo, mas parando de 25 em 25 minutos. Como diz o meu parceiro: "Isso aqui e diferente de tudo que você já viu".

Fizemos uma prova de recuperação e ultrapassamos uns 300 ciclistas, chegando bem adiantado e otimistas. Não tivemos nem suspeitas de cãibras.

Durante as duas primeiras etapas duas coisas aparentemente típicas da África me fizeram situar-me nesta incrível realidade: na etapa anterior passamos por uma manada de Babuínos na estrada que quase provocaram um acidente com os ciclistas, e hoje passamos por um local onde as crianças imploravam por comida, e neste momento entregamos tudo o que tínhamos nos bolsos: barras de proteína, cereal, fruta, e até carboidrato em gel eu entreguei. Corremos neste momento o risco de ficarmos sem o nosso e prejudicarmos a prova, no entanto amanha reservaremos um de nossos bolsos para momentos como esse. Foi sim emocionante.

Ainda sobre a etapa primeira, esta foi vencida pela dupla KEVIN EVANS da África do Sul e ALBAN LAKATA da Áustria.

Mas falando sobre acidentes, ontem um atleta caiu e teve fratura exposta no braço. E hoje o Midical Center já esta bem carregado, parecendo um belo IJF de Fortaleza. Não estou dizendo isto para assustar nossas famílias ou nossos amigos, pois acredito que eu e Alfredo nada sofreremos até o fim da prova. É bem simples acreditar no que falo, pois não corremos contra ninguém, apenas contra nós mesmo e contra a realidade que nos cerca de onde viemos. Para que alguma autoridade possa nos cobrar alguma posição, a nossa assistência teria que estar a altura. Ou seja, esses caras vivem em lugares que os garantem uma estrutura profissional, e de onde viemos? Que tipo de estrutura é oferecida. Nossa realidade lá é contraposta a profissional. Eu mesmo já tenho vários títulos estaduais e sou o atual campeão cearense de mountain bike na categoria mais política desta minha modalidade, que é a Olímpica. Porém, nem uma simples bolsa atleta não tenho, pois para tê-la teria que viver em total estado de pobreza e minha renda familiar não poderia ultrapassar R$400,00 mensais. Isso não é nem os dois pneus da minha bicicleta. E fácil perceber porque que Lula reclamou tanto dos nossos últimos resultados olímpicos, só ele é que não percebe. Não fazemos esporte de rendimento, fazemos esporte apenas de inclusão social. O esporte de rendimento está tão distante quanto a mentalidade que nossos administradores. E acredito que o esporte deveria ser trabalhado em toda sua magnitude, do contrario, seremos sempre discriminados por onde passamos. Não fosse ao menos nossa perseverança e nossas atitudes, e nosso carisma, nem amenos existiríamos...

Desculpem o desabafo, mas a situação em que nosso esporte se encontra me motiva a estudar Gestão Desportiva e Marketing Esportivo, agora tenho uma visão que me deixa muito inquieto para poder contribuir com as melhorias que todos merecemos, precisamos, e para as próximas gerações. Se isso não mudar agora, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será uma lastima. E o melhor seria aproveitar o grande momento, que é oportuno, para mudar os rumos do esporte brasileiro. A pouco tempo sediamos os jogos pan-americanos, e nos próximos 6 anos vamos sediar os 4 maiores jogos do planeta. Tudo isso num prazo inédito jamais realizado por nenhum outro pais. A copa do mundo da FIFA, os Jogos olímpicos, os jogos paraolímpicos e os jogos militares olímpicos.

Vamos criar uma nova consciência e mudar parte desta sociedade que anda desprovida de conceitos e valores verdadeiros de cidadania e dignidade...

Agora voltando para a prova, não sei se amanhã estarei aqui para poder redigir alguma coisa. Não por morte ou acidente, mas especulam-se os boatos que a prova de amanha terá uma duração de umas 10 horas e será uma das mais duras. Acho que se passar por essa, chegamos ao fim. A quantidade de desistência já é bem grande e acredita-se que amanha desistirá uma quantidade maior de atletas que os dois primeiros dias.

Então, desejem boa sorte para todos que estão aqui e até amanha se Deus quiser...

Carlos Lopes

11 comentários:

  1. Boa sorte, força, a conquista de concluirem a prova é fato consumado pra todos nós. Parabéns Carlos...:) ALfredinhoooooooooo, o buraco ai é mais em baixo, mas vcs passam é por cima!!!! Gleydson e Thâmia

    ResponderExcluir
  2. É dureza!...............o´o.........!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Carlos. Imagino que as novidades por aí são inúmeras, então curta bastante e tenho certeza que o que você conheceu vai ficar na sua vida e isso não tem preço. Boa sorte amigo, e muita força pra vencer esse desafio.

    ResponderExcluir
  4. E ISSO AI GALERA , CONTINUEMACREDITANDO QUE AMANHÃ SERÁ MELHOR OU PIOR QUE HOJE,VALEU!
    FORTE ABRAÇO DE TODOS DA TERRAL!!!
    JYMMY LIMA

    ResponderExcluir
  5. Aceito suas desculpas pelo desabafo e lhe digo também como atleta que é necesário desabafar sim...
    E quanto o dia de amanhã, como vc diz que vai ser dureza,pedi um pouquinho daquela carne seca com farinha que o Alfredo Montinegro certamente deve ter levado com ele como fez no ano passado que vai dar MUITA ENERGIA...
    FICA COM DEUS!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Beleza galera, estou na torcida por todos vcs!!!
    Um grande abraço!

    Paulo Henrique
    CENTAURO

    ResponderExcluir
  7. Carlinhos, acredito em vcs e sei da importancia desse momento para seu crescimento profissional e pessoal. estou torcendo muito pedindo a proteção de nosso Deus.

    do amigo Luiz Alberto

    ResponderExcluir
  8. As tempestades, o nevoeiro, o sol, são coisas que por vezes te atrapalharão. Nessa altura, pensa em todos os que as conheceram antes de ti, e diz simplesmente: o que os outros conseguiram também eu hei-de conseguir.
    (Saint-Exupéry, Terra dos Homens)
    Fé e coragem!!!!
    WESLEY,MAGÃO (CENTAURO)

    ResponderExcluir
  9. ELIONAI SOUSA MTB
    lutar sempre, ganhar as veses, desiste jamais.
    jogar a tualha é para os fracos pesiste é para os fortes
    Boa Sorte!! Carloa e Alfredo
    fiquem na paz de Deus

    ResponderExcluir